terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cidade Poema - Paisagens Poéticas

RJ 158 - Morro do Gambá. O rio Paraíba do Sul e, ao fundo, na sua margem esquerda, a Serra do Sapateiro.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

São Fidélis e a Serra do Mar

Visão panorâmica da cidade vista a partir da Ipuca, segundo distrito. Sobre o imponente Rio Paraíba do Sul a bela Ponte Metálica e ao fundo, na margem direita do rio, a Serra do Mar. Nesta região está localizado o Parque Estadual do Desengano, o último remanescente florestal contínuo de expressiva extensão do norte fluminense.

Sobre o canal do "Plin, Plin"

Nada contra a novelinha no final do dia após um longo período de trabalho árduo.
Nada contra a busca pela informação através do Jornal Nacional e outros telejornais de grande audiência. Afinal, estamos em um país democrático e liberdade de escolha é algo sagrado. Mas a imagem ao lado vale uma reflexão sobre como somos influenciados, em nosso dia-a-dia, por um grupo de mídia que dita regras e nos impõe a sua visão de mundo. Distorcendo os fatos e a realidade em nossa volta, retirando do povo brasileiro sua capacidade crítica, sua capacidade de enxergar o país com os seus próprios olhos.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Cidade Poema - Paisagens poéticas

Ponte Metálica

Essa tal "Globalização"!

Uma imagem vale mais que mil palavras!

Lendas de São Fidélis - A lenda do Sapateiro e da Bela Joana


A Serra do Sapateiro é uma das mais lindas paisagens de São Fidélis. Ela consta no Brasão de Armas do Município de São Fidélis, desenhada pelo heraldista Alberto Lima, oficial do Exército Brasileiro. A bela paisagem da cidade, segundo a lenda, foi palco de uma incrível história:

"A lenda do Sapateiro e da Bela Joana"

Contam os antigos, que quando as terras de São Fidélis começaram a ser povoadas, um grupo de soldados franceses subiu o rio Paraíba em busca de índios para aprisionar e de outras riquezas que pudessem conseguir.

Assim que de longe os índios Puris viram esta tropa resolveram segui-los através das matas, para observá-los melhor. Foi assim que descobriram um sujeito diferente que consertava os sapatos de todos os outros, o que muito espantou os índios.

Quando a tropa dos franceses estava chegando perto das terras dos Puris, eles resolveram que era hora de atacar e eliminar o perigo. Mas os índios livraram da morte aquele homem diferente que fazia sapatos e o prenderam junto com sua família em uma casa no sopé de uma serra que ficou então conhecida como Serra do Sapateiro.

Acontece que o sapateiro tinha uma filha cuja beleza nunca se havia visto por lá. Por ela se apaixonou o filho do chefe dos Puris, mas os irmãos de Joana não querendo que ela se juntasse a um índio, o maltrataram, pensando que ele iria fugir assustado.

Qual não foi a surpresa, quando foram atacados por todos os outros índios, que não satisfeitos em aprisionarem Joana, mataram todos os seus familiares.

Joana ficou por muito tempo morando na tribo, mas não era feliz e quando pode, fugiu e foi parar na vila de São Salvador (hoje Campos dos Goytacazes).

Como não tinha conhecidos, não tinha também onde morar e aí ficou perambulando pelas ruas.

Mas sua beleza era tanta que chamou a atenção de um rico fazendeiro, que logo a levou para morar em suas terras, no alto de uma serra, onde parece que viveram muito felizes. Certo é que essa serra ficou conhecida como Bela Joana.

COLEÇÃO CONHECENDO

Conhecendo São Fidélis.

Julio Boldrini & Sylvia Petrucci - 1985

As paisagens contam a nossa história




Poucas pessoas sabem, mas a região norte fluminense possui um maravilhoso conjunto arquitetônico datado do século XVIII e XIX. As construções são lindas e imponentes. São casas, fazendas e igrejas que marcam a paisagem urbana e rural das cidades do norte do estado e contam um pouco da história do período do ciclo da cana-de-açucar, o "ouro branco".
O Instituto Sete Capitães, que reune fazendeiros e governos locais, foi criado para viabilizar o potencial turístico da região e iniciar uma nova atividade econômica. Entre os objetivos da iniciativa estão: a hospedagem nas fazendas, a promoção de eventos culturais e um roteiro turístico.

As imagens aqui postadas são exemplares da beleza arquitetônica e histórica de São Fidélis.

Primeira imagem: Fazenda Mato da Pipa, a mais antiga das construções de 1777.

Segunda imagem:
Fazenda da Pedra tem a sede datada do século XVIII. Ali, dom Pedro II e a comitiva real se hospedaram em três oportunidades.

Terceira imagem: Igreja Matriz de São Fidélis, inaugurada em 1809.